Acerca desta Mente...

Acerca desta mente... Na verdade n�o existe nada de errado com ela. Ela � essencialmente pura. Dentro de si mesma ela j� est� em paz. Que a mente n�o esteja em paz nestes dias � porque ela se deixa levar pelos humores. A mente real n�o tem nada a ver com isso, � simplesmente (um aspecto da) Natureza. Ela se torna pac�fica ou agitada porque os humores a enganam. A mente que n�o � treinada, � est�pida. As sensa��es surgem e a ludibriam com a alegria, sofrimento, felicidade e tristeza, mas a verdadeira natureza da mente n�o � nenhuma dessas coisas. Essa alegria ou tristeza n�o � a mente mas somente um humor que surge para nos enganar. A mente que n�o � treinada se perde e segue atr�s dessas coisas, esquece de si mesma. Ent�o pensamos que somos n�s que estamos preocupados ou tranq�ilos ou o que quer que seja.

Mas na realidade essa nossa mente j� est� im�vel e tranq�ila…realmente tranq�ila! Tal como uma folha que est� im�vel at� que o vento a sopre. Se o vento surge a folha se agita. A agita��o se deve ao vento - a agita��o se deve a essas sensa��es; a mente as segue. Se ela n�o as segue, n�o ficar� agitada. Se conhecemos a verdadeira natureza das sensa��es, n�o ficaremos agitados.

A nossa pr�tica � simplesmente ver a Mente Original. Dessa forma precisamos treinar a mente a conhecer essas sensa��es e a n�o se deixar levar por elas. Fazer com que tudo esteja em paz. � somente esse o objetivo desta dif�cil pr�tica que estamos empreendendo.

 


© Wat Nong Pah Pong, Thailandia Somente para distribuição gratuita. Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita. Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso. De outra forma todos os direitos estão reservados.